Browsing by Author A presente pesquisa apresenta como objetivo mapear as práticas e os saberes de
música nas escolas urbanas da Rede Municipal de Londrina, para compreender
como o ensino de música acontece no município na perspectiva dos professores. O
referencial teórico está fundamentado no conceito de saberes docentes de Maurice
Tardif e nas pesquisas da área de educação e educação musical. Do ponto de vista
metodológico, optou-se por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. A
primeira fase da pesquisa conta com um levantamento de dados, obtidos através de
um questionário, a fim de conhecer sobre a existência do ensino de música nas
Escolas Urbanas do Município de Londrina. Busca-se conhecer, os saberes dos
professores que atuam com tal conhecimento e como o ensino da música é
trabalhado. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
coordenadores dos projetos "Um canto em cada canto" e "Musicando na escola",
ambos parcerias entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação de
Londrina. A terceira fase apresenta observações e entrevistas com três professoras
formadas no curso de Segunda Licenciatura em Música através do PARFOR (Plano
Nacional de Professores de Educação Básica), as quais são concursadas pelo
município e entrevistas com duas funcionárias que atuam no apoio pedagógico da
Secretaria de Educação. A análise dos dados foi realizada através do método
compreensivo. As categorias estabelecidas foram baseadas nos saberes
profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais, propostos por Tardif (2012)
e relacionadas com os saberes experienciais da autora. Essas quatro categorias
foram destacadas pelos coordenadores dos projetos em parceria com a Secretaria
Municipal de Cultura. As análises referentes aos profissionais concursados pela rede
municipal de ensino sinalizaram a falta de saberes disciplinares e curriculares. Os
saberes evidenciados nas entrevistas contidas na terceira fase da pesquisa foram os
saberes profissionais, curriculares e experienciais. Espera-se que os resultados
obtidos possibilitem a reflexão sobre os avanços e as dificuldades encontradas pelos
professores para trabalhar a música na escola, favorecendo a continuação de
projetos existentes e a elaboração de novas estratégias, para que, assim, a
educação musical nas escolas municipais possa se desenvolver.
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Issue Date | Title | Author(s) | Type | Curso |
2015 | Música no ensino fundamental: práticas e saberes nas escolas urbanas da rede municipal de ensino de Londrina-PR | A presente pesquisa apresenta como objetivo mapear as práticas e os saberes de
música nas escolas urbanas da Rede Municipal de Londrina, para compreender
como o ensino de música acontece no município na perspectiva dos professores. O
referencial teórico está fundamentado no conceito de saberes docentes de Maurice
Tardif e nas pesquisas da área de educação e educação musical. Do ponto de vista
metodológico, optou-se por uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. A
primeira fase da pesquisa conta com um levantamento de dados, obtidos através de
um questionário, a fim de conhecer sobre a existência do ensino de música nas
Escolas Urbanas do Município de Londrina. Busca-se conhecer, os saberes dos
professores que atuam com tal conhecimento e como o ensino da música é
trabalhado. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
coordenadores dos projetos "Um canto em cada canto" e "Musicando na escola",
ambos parcerias entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação de
Londrina. A terceira fase apresenta observações e entrevistas com três professoras
formadas no curso de Segunda Licenciatura em Música através do PARFOR (Plano
Nacional de Professores de Educação Básica), as quais são concursadas pelo
município e entrevistas com duas funcionárias que atuam no apoio pedagógico da
Secretaria de Educação. A análise dos dados foi realizada através do método
compreensivo. As categorias estabelecidas foram baseadas nos saberes
profissionais, disciplinares, curriculares e experienciais, propostos por Tardif (2012)
e relacionadas com os saberes experienciais da autora. Essas quatro categorias
foram destacadas pelos coordenadores dos projetos em parceria com a Secretaria
Municipal de Cultura. As análises referentes aos profissionais concursados pela rede
municipal de ensino sinalizaram a falta de saberes disciplinares e curriculares. Os
saberes evidenciados nas entrevistas contidas na terceira fase da pesquisa foram os
saberes profissionais, curriculares e experienciais. Espera-se que os resultados
obtidos possibilitem a reflexão sobre os avanços e as dificuldades encontradas pelos
professores para trabalhar a música na escola, favorecendo a continuação de
projetos existentes e a elaboração de novas estratégias, para que, assim, a
educação musical nas escolas municipais possa se desenvolver.; JARDIM, Tatiane Mota Santos | Dissertação | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias |